quarta-feira, 16 de novembro de 2022

PASTORA DIVINA

PASTORA DIVINA

23 Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).

Evangelho de JESUS CRISTO segundo São Mateus, cap. 1:23.




Museo Carmen Thyssen Málaga.

La Anunciación.

Obra de Jerônimo Ezquerra (1660–1733).

Pintor espanhol.


Pastora Divina,

Recebestes o Menino Deus

E ajudastes a Humanidade

A sair da orfandade

Do homem carne

Que desce ao vale

E lá se desfaz.


“Se é manhã, meio-dia, ou sombrio poente, meu hino em teu louvor tens ouvido, Maria!”



Edgar Allan Poe (1809-1849).

Escritor, poeta, contista e romancista norte-americano.


Não há Bênção mais poderosa

Do que a de vós,

Ó, Mãe Pura

Que ajudas a Criatura

A elevar-se do pó

Das coisas efêmeras.


“Sê, pois, comigo, ó Mãe de Deus, eternamente, quer no bem ou no mal, na dor ou na alegria!”

Edgar Allan Poe (1809-1849).


Pastora de nossa Alma,

Concedei-nos a calma

Que do Seu coração sai.


“Eu creio, sim, eu creio na Virgem Santa
Que criou esse brilho que m'encanta!
Eu creio, sim, creio, eu creio em Deus!”



Florbela Espanca (1894-1930).

Escritora e poetisa portuguesa.


Pastora de cada Espírito

Que se encontra no Infinito

De suas mais altas aspirações,

Amparai-nos.


Doce Virgem, socorro dos infelizes que vos invocam humildemente, guardai-me. Eu creio em vós. Respondestes à minha dúvida com um milagre esmagador. Não sei compreendê-lo, e duvido ainda. Meu maior desejo, porém, a finalidade última de minhas aspirações, é crer.”


Alex Carrel (1873-1944).

Biologista francês e prêmio Nobel de Medicina de 1912.